Transposição das Grandes Artérias

TGA: Transposição das Grandes Artérias

O que se entende por Transposição das grandes artérias?
Em pessoas normais, uma artéria transporta sangue do lado direito do coração aos pulmões para ser oxigenado. Uma segunda artéria recolhe o sangue do lado esquerdo do coração que foi enriquecido com oxigênio, para distribuí-lo pelo corpo. Na transposição estas duas artérias maiores estão invertidas, de tal forma que o sangue com pouco oxigênio vai ao corpo e o sangue cheio de oxigênio vai aos pulmões.

Qual é a causa?
A causa é multifatorial, incluindo fatores ambientais, genéticos, uso de medicamentos, drogas e alcool, doenças maternas como: o diabetes, o lúpus e infecções como: a rubéola e a sífilis que possam agir no momento da formação fetal do coração, que ocorre nas primeiras oito semanas da gravidez.

Como afeta o coração?
O sangue do lado direito do coração, em vez de ir aos pulmões para ser enriquecido de oxigênio, vai para corpo. O coração tem que trabalhar com mais esforço.

Como esta circunstância afeta a criança?
A criança fica cianótica (arroxeada) devido à falta do oxigênio. Também pode produzir  dificuldade para respirar e cansa fàcilmente.

É possível remediar essa condição?
Sim. Normalmente, é necessário submeter a criança à cirurgia. Geralmente, isto será necessário durante o primeiro ano da vida, frequentemente nos primeiros dias após o nascimento.

O que a criança pode fazer?
Antes que esta situação esteja corrigida é a criança que determina o nível das atividades de acordo com sua tolerância. Depois que tal circunstância foi corrigida, provavelmente, deverá brincar e trabalhar, normalmente.

O que devem fazer os pais?
Seguir o conselho do médico quanto a:
a- administração de medicamentos
b- visitas que devem fazer ao médico
c- exames
d- cuidado extremo com os procedimentos dentários.
Informar ao dentista sobre o problema antes de reparar os dentes da criança, para evitar a infecção do coração.

Apoie os Cardiopatas Congênitos através do Projeto Coração Valente

botao_contribua




CV_LOGOANI

3 Comments

  • Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it’s truly informative. I am gonna watch out for brussels. IӬl be grateful if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!

  • Por favor!
    Meu bebê tem TGA Transposição das Grandes Artérias.
    Estou de 22 semanas e estou desesperada, como faço para ser atendida no HCor e na Beneficência Portuguesa, um médico me orientou a procurar por Marcelo Jetene, ele é o melhor nesta cirugia.
    Me ajudem!

    • Vai dar tudo certo com seu bebê. Tenha fé. O meu passou pela cirurgia e agora esta ótimo graças a Deus.bjinhos

Leave a Comment