Cardiopatias Congênitas em Adultos


 

INTRODUÇÃO

 

Com os avanços na cardiologia pediátrica e na cirurgia cardíaca nas últimas décadas, provavelmente em pouco tempo existirão mais adultos que crianças com cardiopatias congênitas. Esta nova população de pacientes da cardiologia, os “congênitos adultos”, principalmente os portadores de cardiopatias complexas, necessitam de atendimento muito especializado.

A necessidade de um profissional com conhecimento de cardiopatias congênitas, mas capaz de entender e tratar as doenças da vida adulta, determinou o aparecimento de CCA como especialidade.

 A revisão foi baseada no Consenso da Sociedade Européia de Cardiologia sobre o manuseio de cardiopatias congênitas em adultos (The Task Force on the Management of Grown Up Congenital Heart Disease of the European Society of Cardiology), foram revisados os principais estudos e consensos publicados sobre o tema, os aspectos relacionados à estruturação de um serviço para atender esses pacientes, as características e problemas do grupo, e a conduta nas lesões específicas.

Leia o texto integral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *