CIA (Comunicação interauricular)

cardiocia_clip_image004

Que se compreende por comunicação interauricular?
É uma abertura na parede que separa os dois lados do coração. Esta abertura está na parte superior do coração.

Qual é a causa?
A causa é multifatorial, incluindo fatores ambientais, genéticos, uso de medicamentos, drogas e alcool, doenças maternas como: o diabetes, o lúpus e infecções como: a rubéola e a sífilis que possam agir no momento da formação fetal do coração, que ocorre nas primeiras oito semanas da gravidez.

Como afeta o coração?
Se a abertura for grande, o coração deve trabalhar com mais esforço. Como a conseqüência, mais sangue vai aos pulmões que podem congestionar-se.

Como esta circunstância afeta a criança que sofre?
Muitas crianças não oferecem sintomas. Alguns cansam com exercícios, enchem freqüentemente o peito de catarro e tem pneumonia.

Esta condição pode ser remediada?
Sim. Pode ser corrigida. A operação será feita normalmente durante nos primeiros anos da vida para evitar complicações cardíacas quando a criança crescer.

O que a criança pode fazer?
Poderá brincar e trabalhar de acordo com sua tolerância.

O que devem fazer os pais?
Seguir o conselho do médico quanto a:
a – administração de medicamentos
b – Consultas Médicas
c – Exames
d – As precauções especiais com os procedimentos dentários não são requeridas.

CV_LOGOANI

5 thoughts on “CIA (Comunicação interauricular)

  1. minha filha de 5 anos passará por cirurgia de fechamento de cia de 7mm com dr Marcelo Jatene no hcor são paulo…estamos em pânico, porém nos disseram que o dr. Marcelo é um dos melhores, e que o fechamento de cia é um dos procedimentos mais simples de oclusão em cardiopatia, isto é verdade? é simples mesmo? obrigado desde já abraço!

    1. Robson

      De fato o Dr. Marcelo Jatene é extremamente competente e sua filha estará em boas mãos. De fato, os médicos, principalmente os cirurgiões, consideram esse procedimento entre os mais simples entre os realizados em cardiopatias congênitas. Mas é uma cirurgia de torax, com anestesia geral, UTI, etc. A porcentagem de risco para esse tipo de cirurgia está entre os menores, abaixo de 5%. Por isso acredito que tudo sairá muito bem e que você pode dormir tranquilo.
      Deus te abençoe ricamente
      Lou Mello

  2. a minha filhota tem 2 anos,e soube á pouco k a operaçao é certa pa correçao da cia dela k tem 9mm.ms antes dos 5anos,mais ou menos com 18 kg,o medico nao a opera.será no hospital de sao joao do porto cm o dr.joao de almeida.confio mto nele e naquele hospital.ms sera necessario esperar tanto tempo pa operar?nao corre mais riscos assim?amo mto a a minha filha,como qualquer mae,eu axo.nao kero perde la.ms tenho andado mto preocupada…diga alguma coisa pra me sussegar…obrigado.

    1. Andréia

      A CIA é uma cardiopatia congênita que dependendo do tamanho e de como afeta o sistema circulatório e, consequentemente, a saúde como um todo da criança precisará ser corrigida através de cirurgia. Todavia você tem direito a uma segunda opinião, sempre. Se há dúvida em você procure um grande centro mais próximo onde haja a especialidade e com centro cirurgico e solicite um diagnóstico para sua avaliação. Procure conhecer os outros cardiopatas congênitos já operados no centro escolhido. Nesse caso você parece conhecer o cirurgião e o hospital, tanto melhor.
      Além disso, e entregar nas mãos de Deus com confiança e fé. Se precisar, conte conosco.
      Deus te abençoe
      Lou Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas