Anomalia de Ebstein

O que se entende por Anomalia de Ebstein?

Trata-se de uma deformidade em que os folhetos da valva  tricúspide se implantam anormalmente . A Valva Tricúspide é uma estrutura que se localiza entre as cavidades do lado direito do coração, ela permite a passagem do sangue do átrio para o ventrículo direito. Quando a implantação dos folhetos é normal e temos apenas o espessamento destes folhetos chamamos de Displasia da Tricúspide.

Qual é a causa?

A causa é multifatorial, incluindo fatores ambientais, genéticos, uso de medicamentos, drogas e alcool, doenças maternas como: o diabetes, o lúpus e infecções como: a rubéola e a sífilis que possam agir no momento da formação fetal do coração, que ocorre nas primeiras oito semanas da gravidez.

Com afeta o coração?

Em consequência desta deformidade, observamos graus variáveis de regurgitação através da valva tricúspide, levando a  dilatação do átrio direito e represamento do sangue que chega ao lado direito do coração.

Como esta circunstância afeta a criança?

Nos casos mais leves temos boa evolução e as crianças são praticamente assintomáticas. Nos casos mais graves a criança apresenta limitação ao esforço e cianose (arroxeada). Alterações no ritmo do coração podem estar associadas.

É possível remediar essa condição?

Sim. Normalmente quando a criança apresenta piora dos sintomas indica-se a troca ou plastia da valva tricúspide.

O que a criança pode fazer?

Atividades recreativas nas crianças sintomáticas.

O que devem fazer os pais?

Seguir o conselho do médico quanto a :
a- administração de medicamentos
b- consultas periódicas
c- exames
d- cuidado extremo com os procedimento dentários.
Informar ao dentista sobre o problema antes de reparar os dentes da criança para evitar a infecção do coração.


botao_contribuaApoie os Cardiopatas Congênitos

Aviso: Os comentários foram desativados nessa página. Incentivamos a todos utilizar os grupos através da aba “grupos” no Menu, para a interação com todos os outros interessados nesse assunto ou a aba “mensagem” do menu para deixar seu recado.

CV_LOGOANI

56 thoughts on “Anomalia de Ebstein

  1. Minha primeira filha nasceu há 6 dias e foi diagnosticada com esta anomalia e vai começar o acompanhamento cardiológico. Vou adicionar o site aos meus favoritos. Se puderem, gostaria de mais informações sobre o assunto.

  2. TENHO UMA IRMÃ QUE TEVE RECENTIMENTE UM MENINO E FOI DIAGNÓSTICADO ESTA ANOMALIA . ESTA ANOMALIA TEM TRATAMENTO .PODE LEVAR A CRIANÇA A MORTE.

  3. obg por explicar porque a poucos dias descobri quetenho essa anomalia e e preciso passar por um procedimento cirurgico QUE DEUS POSSA ABENÇOAR TODOS COM ESSE TIPO DE PROBLEMA SO TER FE E FORÇA PENSSAMENTO POSITIVO VAIDAR TUDO CERTO

  4. parabens pela a esplicaçao tambem sou portador dessa doença tenho 39 anos descobri a 1 ano atraz to fazendo acompanhamento medico muita fe a todos que diretamente ou indiretamente sao acometidos por essa enfermidade !!!

    1. Olá Lúcio, também tenho a anomalia de ebstein e faço acompanhamento médico. Moro no Distrito Federal.

      Podemos conversar ? Me manda mensagem no whatsapp

      61- 98446-8483

    1. Ana Cláudia

      Obrigado por escrever. Por favor explique melhor o que deseja saber. Seria pós operatório de qual cirurgia? A quais sintomas você se refere, etc.

      Um abraço

  5. ola a filha da minha prima nasceu a uma semana e foi diagnosticada com anomalia de ebstein teve parada cardiaca assim q nasceu esta na uti ,gostaria de saber se ela pode fazer a cirurgia ou se tem outro tipo de tratamento

    1. Ana Caroline
      Obrigado por nos escrever. Provavelmente, a equipe que a diagnosticou a encaminhará para o melhor tratamento indicado. Você sempre terá o direito a buscar uma segunda opinião, se tiver chance. É um caso complexo e exige decisões consistentes e rápidas. Deus guarde essa menininha e toda a família, incluindo você e ilumine o pessoal que está cuidando dela. Mantenha-nos informados por favor.
      Lou Mello

  6. Tenho um filho de 5 anos, portador de anomalia de Ebstein. Em janeiro desse ano, foi operado pelo Dr. José Pedro em SP, criador da técnica do cone. Estou à disposição caso alguém queira alguma informação. Inclusive, temos um grupo no WhatsApp apenas de mães de crianças com Ebstein e adultos com essa cardiopatia.

    1. Olá boa noite. Gostaria de fazer parte do grupo do watzap pois tenho muitas dúvidas sobre o assunto, gostaria de manter contato como faço?

      1. Me perdoe por tanta demora em responder. É que não to acostumada a usar blog. Uma amiga foi que me disse que havia pessoas querendo participar do grupo. Se ainda for do seu interesse, me chama no Whats que te adiciono: (79) 99986-9969.

    2. Oi gostaria de fazer parte desse grupo do whatszap meu filho tem Anomalia de Ebstein descobri a dois anos hj ele tem 8 ele ainda não operou,preciso de ajuda.

      1. Se ainda tiver interesse em participar do grupo, me chama no Whats q te adiciono 79 99986-9969

    3. Diciane boa tarde, esse Doutor é o que atende no Hospital B.Portuguesa?

      1. Oi Vagner sim,mas agora ele mora nos Estados Unidos e vem ao Brasil somente para realizar cirurgias.Meu filho foi operado por ele faz 5 dias de Ebstein

    4. Eu tenho uma filha com esta anomalia, gostaria de participar do grupo … Como eu faço

      1. Oi Débora,
        Obrigado por escrever-nos.
        Se você estiver escrevendo sobre como fazer parte do nosso grupo (Projeto Corações Valentes), no pé de nossa página há o espaço para você fazer seu registro e receber notícias, bem como, participar.
        Muito obrigado
        Deus abençoe você e sua filha abundantemente.
        Lou Mello

    5. Meu filho nasceu a 7 dias e no 2 dia foi diagnosticado com a anomalia de ebstein. Gostaria de participar do grupo de WhatsApp.

    6. Olá Diciane, moro no Distrito Federal tenho 24 anos e tenho anomalia de ebstein e faço acompanhamento.
      Pode me adicionar no grupo do whatsapp?

  7. Ola boa noite! estou com 46 anos e a 8 anos descobrir que tenho essa anomalia, fiquei muito doente com depressão pois cada medico fala uma coisa e isso me deixava com muito medo. Hoje tomo a medicação e estou muito feliz e tenho fé que nunca vou precisar fazer a cirurgia. Que Deus nos abençoe.

    1. Sônia
      Obrigado por nos escrever. Seu testemunho é muito importante para nossa comunidade. Que bom você não precisar passar por cirurgia. Deus abençoe você, também e sempre.

        1. Sônia
          Obrigado por nos escrever.
          A meu ver, você deve procurar seu cardiologista ou clínico geral para uma avaliação clínica a critério do profissional médico.
          Espero que consiga fazê-lo em breve.
          Saudações
          Lou

          1. Dr Lou
            Obrigada pelo sua atenção.
            Deus te abençoe.
            Sônia.

    2. Oi Sonia TB tenho anomalia de ebstein tenho 31 anos e não fiz cirurgia ate o momento faço parte di grupo familia ebstein se deseja me chama no wats te adiciono 43 84755340

    3. Gostaria de trica esperiencias com tenho anomalia de ebstein tb tengo 32 anos nao operei ate o momento se possivel me chama no wats 4384755340

  8. Olá, meu pai é portador dessa anomalia. Ele tem 56 anos, e fez a troca da válvula quando tinha 18 anos (colocou a de porco), atualmente ele faz tratamento pelo Incor-Sp. Vivemos preocupados, pois o oxigênio dele varia muito dependendo do dia. Na idade dele é comum a troca da válvula dr? A médica não fala em trocar, ela apenas diz que é necessário cuidar do coração. Ele toma remédio para afinar o sangue, e ,periodicamente, faz exames de sangue. Vivemos preocupados, qualquer gripe que ele tem a gente já acha que é o coração.

    Fé em deus a todos que possuem familiares com essa anomalia, nunca desistam !

  9. Oi, meu nome é Débora. Tenho uma filha que foi diagnosticada com anomalia de Ebstein, ainda no útero, no setimo mês de gravidez. Hoje esta fazendo 1 mês e ela ainda esta internada. Sendo avaliada por cardiologista. E por enquanto não precisara ser feita a cirurgia! Quero saber mais sobre essa anomalia.. Se impede no crescimento dos pacientes que tem essa anomalia. Que Deus nos abençoe grandemente..!

    1. Débora, na aba “Cardiopatias” você encontrará uma descrição dessa cardiopatia, que poderá servir de primeiro passo no aprendizado sobre ela. Lá você já terá algumas informações sobre sua pergunta e outras. Agradecemos sua presença por aqui ficaremos felizes em poder compartilhar com você sobre a questão das cardiopatias congênitas e seus efeitos.
      Deus abençoe ricamente sua filhinha e a você, também.
      Um abraço
      Lou

  10. Olá tenho essa anomalia desde que nasci…com isso tenho arritmia tbm …graças a deus nunca precisei tomar medicamentos e tenho uma saude de ferro…hj tenho 20 anos e duas filhas lindas…

    1. Sou tatiana tenho anomalia de ebstein TB faço parte do grupo no wats família ebstein gostaria de participa me chama no wars 4384755340

  11. Oi eu to com meu neto no hospital ele nasceu com anomalia de ebsten ele prescisa d cirugia nao a vaga no hospital q faz essa cirugia nos tamos em oraçao pra q surje uma vaga eu queria saber se essa doença deixa alguma ceguela ?

  12. Eu tenho uma bb q foi diagnosticada com essa anomalia ainda no utero com 32 semanas ja,ela nasceu e esta enternada sobre cuidados medicos pois falaram q o caso dela e o mais grave pois o caraçao dela n esta conseguindo manda sangue pros outros orgaos assim correndo risco de vida.Alguem pd me ajuda e me dize se o caso dela tem tratamento?

    1. Oi Jess,
      Obrigado por nos escrever compartilhando sua preocupação.
      Não sei onde sua filhinha está internada. Provavelmente essa seja a indagação da equipe que está cuidando dela.
      Poucos centros de cardiologia cirúrgica dominam a técnica cirúrgica eficaz e necessária nesse caso. Em São Paulo, o mais indicado é procurar a equipe de cardiologia pediátrica da Beneficência Portuguesa. Melhor vir com encaminhamento do pessoal que estiver cuidando dela via SUS, se você não puder custear o tratamento.
      Deus abençoe sua filhinha e você, também, abundantemente.
      Abraço
      Lou Mello

  13. Bom dia gostaria de saber se a miocardiopatia não compactada e a não dilatada e a mesma coisa? Todos os portadores de miocardiopatia não compactada precisam de transplante pois tenho um bebê de 3 meses e tem miocardiopatia não compactada.

  14. Boa noite minha filha tem 1ano e 11 e meses teve anomalia de |Ebstein, cia e estenose pulmonar , foi no grupo de what familia ebstein que consegui ajuda minha filha faz 4 meses que fez cirurgia com método do cone em Curitiba esta 99 |% curada esse blog muito bom quero participar tbm quem se interessar mas informações so me add 67-96280685-

Os comentários estão fechados.