Coartação na Aorta

 

cardiocoarctacao_clip_image003


O que se entende por coartação da aorta?

Nesse caso, a aorta ou principal artéria que transporta sangue do coração para o corpo está apertada (constrita),  Como consequência verifica-se uma redução do fluxo sanguíneo à parte inferior do corpo.

Qual é a causa?
A causa é multifatorial, incluindo fatores ambientais, genéticos, uso de medicamentos, drogas e álcool (pelos pais), doenças maternas como: o diabetes, o lúpus e infecções como: a rubéola e a sífilis que possam agir no momento da formação fetal do coração, que ocorre nas primeiras oito semanas da gravidez.

Como afeta o coração?
Se o estreitamento for severo, a câmara de bombeamento do coração terá que trabalhar com maior esforço, elevando a pressão do sangue na cabeça e nos braços.

Como afeta a criança?
Se esta condição não é tão severa, os problemas não ocorrerão até a idade adulta quando se cansará facilmente, sofrerá dores de cabeça e câimbras nas pernas. Algumas crianças não apresentam nenhum sintoma. Se for severa, a criança ou o jovem poderá cansar-se com facilidade, seu desenvolvimento físico será mais lento que o normal, terá que respirar mais rápido e seu rosto será pálido.

É possível remediar essa condição?
Se não for severa, poderá ser corrigida futuramente mantendo-se um acompanhamento periódico.

O que a criança pode fazer?
Como regra geral, brincar e estudar normalmente.

O que os pais podem fazer?
Seguir o conselho do médico no que concerne a:
a- administração de medicamentos
b- Consultas médicas
c- Exames
d- Cuidado extremo com os procedimentos dentários. Informe o dentista sobre o problema ANTES de tratar os dentes da criança para evitar infecção do coração.

Apoie os Cardiopatas Congênitos através do Projeto Coração Valente

botao_contribua




CV_LOGOANI

 

2 thoughts on “Coartação na Aorta

    1. Caro Fabiano

      Obrigado por nos escrever.
      Minha sugestão é que você procure o cardiologista clínico que está acompanhando o caso. Esse sintoma pode ter várias causas e médico precisará examinar a criança e, muito provavelmente, solicitar exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas