O Coração Perfeito

CVcabecalho

O que é e os tipos
Como é o coração normal?

O coração humano é, na realidade, o resultado da união de dois corações, o direito que envía o sangue sem oxiígeneo (azul) ao pulmão (P) para que se oxigene e o esquerdo que envía o sangue oxigenado (vermelho) a todo o corpo (C).

Cada coração tem por sua vez, duas cavidades: O aurículo (AD = Aurículo Direito y AE = Aurículo Esquerdo) que é a antesala e o ventrículo (VD = Ventrículo Direito e VE = Ventrículo Esquerdo) que é o verdadeiro motor, que com sua potente contração muscular (o músculo cardíaco chama-se miocardio) impulsiona o sangue até o pulmão (coração direito) ou através de todo corpo (coração esquerdo). A contração do ventrículo direito (VD) é manos potente que a do esquerdo (VE) já que ao primeiro basta uma pequena contração para impulsionar o sangue ao pulmão (o coração direito é de baixa pressão) enquanto que o esquerdo tem que impulsionar o sangue a grande pressão para que chegue a todos os órgaos incluido o sistema nervoso central (o coração esquerdo é de alta pressão).

Os aurículos estão separados dos ventrículos pelas válvulas auriculoventriculares, a tricúspide no lado direito e a mitral no esquerdo que impedem que o sangue dos ventrículos (VD e VE) retroceda aos aurículos (AD e AE) cada vez que os ventrículos se contraem. Os ventrículos por sua vez, estão separados dos grandes vasos, da artéria pulmonar (AP) e da aorta (Ao) pelas válvulas sigmoideas, a válvula pulmonar nol lado derecho e a válvula aórtica no lado esquerdo. Ambos corações estão totalmente separados por dois tabiques, o interatrial (separa os aurículos) e o interventricular (separa os ventrículos) de forma que o sangue não oxigenado não se mistura com o oxigenado.

O Curso do Sangue (circulação normal) é como segue:

052614_1412_Atenototale1.gifO sangue sem oxígeno (azul) chega ao aurículo direito (AD) a través das veias cavas (VCS e VCI); do aurículo direito pasa para o ventrículo direito (VD) através da válvula tricúspide. El ventrículo derecho se contrae y envía la sangre a la arteria pulmonar (AP) a través de otra válvula (la pulmonar) que evita que la sangre retroceda hacia el ventrículo. La arteria pulmonar se bifurca en dos arterias una para el pulmón derecho y otra para el izquierdo (en el esquema de la circulación normal, sólo se presenta una arteria pulmonar). En el pulmón se oxigena la sangre y regresa ya oxigenada (roja) a la aurícula izquierda (AI) a través de las venas pulmonares. De la aurícula izquierda pasa al ventrículo izquierdo (VI) a través de la válvula mitral y del ventrículo izquierdo a la aorta (Ao) a través de otra válvula (aórtica). De la aorta nacen innumerables ramas que llevan la sangre a todos los órganos y tejidos. Las primeras de estas ramas son las arterias coronarias que llevan sangre oxigenada (roja) al propio corazón, a la masa muscular cardíaca o miocardio de la que extrae el oxígeno necesario para seguir latiendo. Los demás órganos también extraen el oxígeno. La sangre ya sin oxígeno (azul) regresa al corazón, a la aurícula derecha, a través de las venas cavas (VCS y VCI), cerrándose el ciclo.
[ Volver Volver]

Fonte: Cardiopatias Congênitas
Apoie os Cardiopatas Congênitos através do Projeto Coração Valente

botao_contribua





CV_LOGOANI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *